NÃO DESCUIDE! DENGUE MATA!!!

Ao ouvir falar em dengue, vimos que a situação no Brasil nos preocupa. A diminuição das chuvas e o clima cada vez mais propício para a proliferação do mosquito deixa a Secretaria de Saúde em situação de alerta.CONFIRA!!!
Aqueles criadouros muitas vezes esquecidos no fundo do quintal ou não dado o devido valor pela população, são os possíveis locais onde aumenta a presença dos mosquitos circulantes e faz com que a casos de dengue continue e até aumente.


No inicio do mês de abril do corrente ano, tivemos a notificação de um caso suspeito de óbito por dengue, e após um período de investigação o caso foi descartado pela Secretaria Estadual de Saúde. Mas mesmo sendo um óbito ocorrido por outra causa, faz com que as ações de controle do mosquito sejam cada vez mais intensificadas, já que temos notificações de casos suspeitos da doença...


Com a realização de diferentes atividades educativas e partindo do pressuposto que dengue é um problema de todos, cujas ações de controle ou ausência delas podem comprometer a saúde pública, a Secretaria Municipal de Saúde continua promovendo e solicitando a participação comunitária e responsabilizando os criadores do mosquito com medidas educativas e aplicações de multas.


Desde o inicio do ano, contabilizamos um número de 20 multas, distribuídas nos diferentes bairros da cidade, sendo aplicadas devido à presença de larva desde em uma tampa de garrafa pet até no depósito de água em um refrigerador. A visita domiciliar realizada pelos Agentes Comunitários e os Agentes Ambientais vêm caracterizando um instrumento facilitador de educação em saúde e auxiliando na identificação destes criadores.


Estas atividades de combate ao mosquito muitas vezes não bastam, pois se a população não estiver consciente do papel que desempenha neste processo, não teremos sucesso na prevenção. O desenvolvimento de hábito seguro se faz necessário na realização das ações voltadas para prevenção, identificação e eliminação dos ambientes propícios para a proliferação do mosquito da dengue.


Na busca disto segue algumas orientações que podem ajudar no controle no surgimento do mosquito no seu ambiente doméstico:


·Mantenham cobertas as caixas d'água, vasos, barris, cisternas, pneus velhos e qualquer outro recipiente que possa reter água da chuva.


·Pessoas que cultivam plantas devem ter cuidado redobrado. Vasos com plantas aquáticas devem ter a água trocada e ser limpos com freqüência, de preferência com uma bucha ou escova. Já plantas que não necessitam de água podem ser transferidas para vasos com terra.


>Evite ter em casa plantas que acumulem água, como babosa, espada-de-São-Jorge, bambus, bananeiras e bromélias.


>Garrafas devem ser guardadas de cabeça para baixo, para evitar que acumulem a água da chuva, de preferência em um local coberto.


>Troque a água de bebedouros de animais diariamente.


>Mantenha limpas as calhas, lajes e piscinas.


>Produtos descartáveis, como copos plásticos, devem ser jogados no lixo.


>Limpe com frequência o reservatório de água dos refrigeradores.


>Mantenha fossas sépticas em perfeitos estados de conservação e funcionamento.


Como os ovos que as fêmeas põem nos recipientes com água parada e limpa ficam grudados em suas paredes, não é suficiente apenas trocar a água destes locais. É necessário limpá-los bem, de preferência com uma escova ou bucha, para que os ovos se soltem.


Portanto a Secretaria de Saúde reforça a importância de cada cidadão fazer a sua parte na luta contra a dengue, pois esta é uma luta de todos nós.


Nenhum comentário :

Postar um comentário

LEIA AS REGRAS:
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- O espaço dos comentários não é lugar para pedir parceria;
- Ofensas pessoais, ameaças e xingamentos não são permitidos;

OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões da administração do site.